Domingo, 01 de Agosto de 2021 14:41
89 98812 7528
Geral Pará

Em Belém, Sespa orienta equipes para atendimento às hepatites virais

Atividade é a primeira das três ações que a Sespa promove em alusão à campanha “Julho Amarelo”

21/07/2021 17h50
Por: Toinho Alves Fonte: Secom Pará

Na última terça-feira (20), em Belém, foi realizado o "1º Encontro Estadual dos Serviços de Atendimento Especializados (SAE) às Hepatites Virais, realizado pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) com o objetivo de qualificar profissionais de saúde da rede especializada no novo fluxo da rede laboratorial e tratamento das Hepatites Virais B, C e D no Estado. A atividade é a primeira das três ações que a Sespa promove em alusão à campanha “Julho Amarelo”, cujo mote é o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, lembrado em 28 de julho.

A iniciativa do treinamento foi também de fortalecer a rede especializada de saúde na linha de cuidados ao usuário. “A reorganização do novo fluxo de atendimento as hepatites virais B, C e D irá otimizar o acesso ao tratamento do paciente, além de oportunizar maiores chances da cura do vírus C”, relata Marília Leão, coordenadora de Hepatites Virais da Sespa. 

A testagem rápida para os vírus das hepatites B e C está disponível nas Unidades Básicas de Saúde dos 144 municípios do Estado e deve ser amplamente incentivada, sendo essencial que todas as pessoas a façam pelo menos uma vez na vida. “O diagnóstico precoce é essencial para que o tratamento seja eficaz e assim minimizar o risco de desenvolver fibrose ou cirrose hepática que podem levar ao surgimento de câncer e a necessidade do transplante do fígado”, garante a coordenadora.

As formas de transmissão das hepatites são distintas. Por exemplo, as relações desprotegidas com pessoas infectadas são fatores de risco para as hepatites B e C, considerada infecções sexualmente transmissíveis, além do compartilhamento de objetos cortantes contaminados, enquanto alimentos contaminados e precárias condições sanitárias representam risco para as hepatites A e E. “O ideal é que as pessoas saibam que há como realizar de forma gratuita a prevenção da hepatite B tomando 3 doses da vacina e assim garantir sua imunização, além de fazer o teste rápido disponível na rede básica de saúde”, alerta a coordenadora. 

Além do Encontro Estadual com os serviços especializados, as ações da Sespa em alusão à campanha “Julho Amarelo” acontecerão nos dias 26, 27 e 28 deste mês na Santa Casa de Misericórdia, onde haverá atividades educativas de prevenção, vacinação para hepatite B e testagem rápida/triagem para hepatites B e C. Programação semelhante ocorrerá no dia 28, na Unidade de Referência Especializada em Doenças Infecciosas Parasitárias Especiais (Uredipe).  Em 2020, foram confirmados no Pará 451 casos de todos os tipos de hepatites e os dados parciais de 2021 registram 174 casos confirmados. 

 

Conheça mais sobre os diferentes tipos de Hepatite 

HEPATITE A

A hepatite A é uma doença contagiosa. A transmissão ocorre por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus. O diagnóstico é realizado por exame de sangue. A doença tem cura seguindo recomendações médicas.

Como se prevenir: Melhorar as condições de higiene e de saneamento básico; lavar sempre as mãos, consumir apenas água tratada e evitar contato com esgoto a céu aberto. O SUS oferta vacina para a hepatite A, para crianças até cinco anos de idade e grupos de risco.

 

HEPATITE B

Está presente no sangue e secreções. É considerada uma infecção sexualmente transmissível. O diagnóstico é feito por meio de exame de sangue específico.

A transmissão ocorre por compartilhamento de materiais perfuro cortantes como: seringas, agulhas, lâminas de barbear, reutilização ou falha de esterilização de equipamentos médicos ou odontológicos, falha de esterilização de equipamentos de manicure, na transmissão vertical de mãe infectada para o filho durante a gravidez; e através do sexo sem uso da camisinha com uma pessoa infectada.

Prevenção: Usar preservativo nas relações sexuais e não compartilhar objetos de uso pessoal, como lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, material de manicure e pedicure, equipamentos para confecção de tatuagem e colocação de piercings. O SUS também oferece vacina para a hepatite B, em qualquer idade.

 

HEPATITE C

A hepatite C está presente no sangue. O diagnóstico é feito por meio de exame de sangue específico. É uma doença de caráter silencioso, que evolui gradativamente e se caracteriza por um processo inflamatório persistente no fígado. As formas de transmissão são as mesmas do vírus B. Como se prevenir: Não compartilhar com outras pessoas objetos perfuro cortantes e utilizar preservativo nas relações sexuais.

 

HEPATITE D

A hepatite D é também chamada de Delta. Esse vírus depende da presença do vírus do tipo B para infectar uma pessoa. A transmissão, assim como a do vírus B, ocorre por relações sexuais sem o uso da camisinha com uma pessoa infectada; na transmissão vertical de mãe infectada para o filho durante a gestação e parto e no compartilhamento de materiais perfuro cortantes. 

Como se prevenir: Como a hepatite D depende da presença do vírus B para se reproduzir, as formas de evitá-la são as mesmas do tipo B da doença. A vacinação da hepatite B também protege contra a hepatite D.

 

HEPATITE E

A transmissão da hepatite E é fecal-oral, por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus. Outras formas de transmissão incluem: ingestão de carne mal cozida ou produtos derivados de animais infectados, por exemplo, fígado de porco, transfusão de produtos sanguíneos infectados; e transmissão vertical de mãe infectada para seu filho durante a gestação.

Como se prevenir: Melhorar as condições de higiene e de saneamento básico, como lavar sempre as mãos, consumir apenas água tratada, evitar contato com esgoto a céu aberto, cozinhar bem os alimentos antes de consumi-los.

Por Mozart Lira (SESPA)
-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (02/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Terça (03/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Ele1 - Criar site de notícias