Na última terça-feira (31), os adolescentes e jovens atendidos pela Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) e servidores tiveram um dia com atividades diferenciadas das que estão habituados no cumprimento das medidas socioeducativas.
Com o tema “Protagonismo Juvenil e Reintegração Social”, o evento foi realizado na Sede Social do SIMPROESEMA e reuniu cerca de 100 socioeducandos e servidores dos Centros Socioeducativos de Internação e Semiliberdade, situados na Grande Ilha de São Luís, divididos em cinco equipes: Tempestade (Florescer); Furacão Verde (São Cristóvão); Relâmpago (Sítio Nova Vida); Fênix (São José de Ribamar) e Os Invencíveis (Casa de Semiliberdade São Luís).
As equipes competiram entre si, compostas por servidores e socioeducandos, dinamizando ainda mais os elos institucionais. Como em toda gincana, os grupos tiveram que cumprir tarefas – 15, no total – para acumularem pontos. No final, a equipe Fênix, do Centro Socioeducativo de Internação São José de Ribamar, foi a vencedora desta primeira edição. Em seguida ficou a equipe Relâmpago (Sítio Nova Vida) e em 3º lugar a Furacão Verde (São Cristóvão).
O evento, teve o objetivo de fortalecer os vínculos institucionais entre servidores e socioeducandos, tem a proposta de ofertar momentos de lazer por meio de jogos, desafios e diversão, despertando nesses adolescentes a ideia da competitividade sadia. “Esta ação é uma culminância de atividades que vínhamos realizando neste período de férias e para a qual fizemos estudos meticulosos, de forma a garantir que os objetivos fossem atingidos”, destacou a presidente da Funac, Sorimar Sabóia.
Ela destaca que em diversa ações, a Funac conta com apoio institucional. “Para esta gincana, não foi diferente. Trata-se de mais um momento de fortalecimento da intersetorialidade, de corresponsabilização com os adolescentes e jovens, para a efetivação das políticas públicas que devem ser destinadas aos socioeducandos”, explicou a presidente.
O secretário adjunto dos Direitos da Criança e do Adolescente da Sedihpop e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente - CEDCA, Armando Nobre, enfatizou a ação como fundamental sob o aspecto da socioinclusão. “Foi uma estratégia que uniu arte, educação, lazer, saúde e interação social, elementos que são de direito desses adolescentes e jovens, bem como são indispensáveis para a formação de cada um deles como cidadãos”.
Para a diretora do Museu Histórico e Artístico do Maranhão, Amélia Cunha – na ocasião representando a Secma -, a 1ª Gincana de Férias – Conexão Socioeducativa reforçou o caráter de parceria institucional, cuja continuidade trará resultados ainda mais positivos para todos. “O Museu está de portas abertas, como espaço de memória, em que se pode trabalhar a importância da cultura por meio do patrimônio material e imaterial”, afirmou.
A novidade foi possibilitada pela 1ª Gincana de Férias – Conexão Socioeducativa, que contou com o apoio da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop); Secretaria de Estado da Cultura (Secma); Sistema de Justiça do Maranhão, dentre outros parceiros.
Esporte, Cultura e Lazer
Em 2020 a Funac investiu em ações importantes no eixo Esporte, Cultura e Lazer e conta com uma equipe de profissionais que tem desenvolvido ações na área esportiva por meio do Projeto Funac em Movimento para que os adolescentes possam potencializar seus talentos, ressignificar seu projeto de vida e trabalhar valores importantes como respeito, disciplina e solidariedade, por meio do esporte e das parcerias socioeducativas.