A Secretaria Estadual da Defesa Civil (Sedec) tem acompanhado as condições atmosféricas adversas sobre o Estado do Piauí, como a elevação gradual da temperatura e a redução acelerada da umidade relativa do ar. Baseado nesses elementos, a Sedec disponibiliza à imprensa e ao Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil do Piauí, a nota técnica relativa aos cuidados necessários para o enfrentamento das condições adversas de elevada temperatura e baixa umidade relativa do ar previstas para os próximos meses.
A nota está ancorada em dados meteorológicos construídos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet); o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI) e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres - CENAD, vinculado à Defesa Civil Nacional.
De acordo com o diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa, a nota também se alimenta de informações estratégicas geradas pelo Ministério da Saúde. “A nota dispõe de informações importantíssimas sobre os cuidados necessários para o enfrentamento de condições higrométricas ou de baixa umidade; de insolação; aumento radioativo de radiação ultravioleta nos meses de setembro e outubro”, ressalta Werton Costa.
O documento também se refere a uma série de itens importantes que devem ser considerados por cada cidadão e cidadã para manter sua saúde em dia, bem como informações relevantes sobre as condições atmosféricas, principalmente na faixa cerradeira e faixa sertaneja do Piauí.
Clique aqui e confira a nota técnica.
Mín. 22° Máx. 38°