Estão abertas as inscrições para o 2º Simpósio Paraibano de Segurança de Barragens que será realizado nos dias 13 e 14 deste mês, em João Pessoa. Para participar, basta preencher o formulário disponível no site aesa.pb.gov.br . O evento é gratuito e será organizado pelo Governo do Estado, por meio da Agência Executiva e Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), no auditório da Asplan, na Avenida Rodrigues de Aquino, 267, no centro da capital.
No primeiro dia do simpósio, serão abordados os seguintes temas: relatório anual de segurança de barragens, recuperação de barragens, elaboração de planos de segurança, aplicação de drones na segurança, comunicação de riscos e engajamento da comunidade. A programação completa está disponível também no site aesa.pb.gov.br .
“O evento é aberto para todos, desde estudantes, empreendedores, agricultores, proprietários de terras com barragens, representantes de prefeituras, gestores de órgãos importantes com o Departamento Nacional de Obras Contra Secas e todos que fazem parte do Sistema Nacional de Recursos Hídricos”, explicou o diretor-presidente da Aesa, Porfírio Catão Cartaxo Loureiro.
De acordo com o diretor-presidente, nenhuma das 135 barragens monitoradas pelo Governo do Estado, corre risco de rompimento. “A Paraíba é um dos poucos estados do Brasil que possui um programa permanente de recuperação de barragens com recursos próprios. O Governo do Estado instituiu, em 2019, o programa de manutenção e conservação. Quando são pequenos serviços, a própria Aesa realiza. Para os casos onde são necessárias obras de maior relevância, nós encaminhamos a demanda para Secretaria de Infraestrutura, que rapidamente entra em ação. Por isso podemos garantir que nenhuma barragem de responsabilidade do Governo do Estado está em risco”, enfatizou Porfírio.
Mín. 22° Máx. 38°