Servidores da Santa Casa e convidados prestigiaram a abertura da V Semana Viva, em comemoração ao Dia Nacional da Pessoa idosa e Dia Internacional da Terceira Idade. A programação vai até quinta-feira (03) e tem como temática: Viva com alegria.
Rosilene Gonçalves, pedagoga da Fundação Santa Casa, destaca que os idosos podem inspirar as gerações mais jovens, mostrando como superar e enfrentar desafios e adversidades. “Os idosos muitas vezes desempenham o papel central nas dinâmicas familiares, cuidando de netos, apoiando seus filhos, contribuindo às vezes até para a estabilidade emocional e financeira de toda sua família. Diversidade e inclusão também é um outro ponto. A presença dos idosos nas comunidades promove uma sociedade mais diversa e inclusiva, ajudando a combater preconceitos e estereótipos associados ao envelhecimento”.
Edna Raiol, da coordenação do Programa Viva, destaca que o fortalecimento do programa é de valorização também dos servidores mostrando que em qualquer fase da vida podemos ser ativos, produtivos, úteis na sociedade, na família, em todos os aspectos. “Envelhecer não é um problema, todos nós vamos ter que passar por essa fase, se não morrermos antes, mas envelhecer com alegria, com qualidade de vida, com saúde, com um ambiente familiar propício para isso, é muito importante”.
Para Maria Conceição Avelar, enfermeira da Santa Casa, fazer parte deste programa é muito bom, porque está nos preparando para a nova fase da nossa vida. “Nós aprendemos a parte financeira, como é que nós vamos programar nossa vida depois da aposentadoria. Isso é uma parte muito importante que sempre é esclarecida nas palestras e oficinas desse programa”.
Relevância -A delegada Vanessa Macedo, da delegacia de Proteção à Pessoa Idosa, diz que quando existe um grupo preparado para dar suporte à pessoa idosa num momento tão importante como no momento da aposentadoria, dentro de um ambiente de saúde, é relevante.
“Falar sobre direitos, falar sobre obrigações e esclarecer situações que muitas vezes a pessoa idosa não tem conhecimento que é irregular, algumas situações dentro da família ou próximo, que podem estar sofrendo um ciclo de violência, mas que não se identifica naquele momento, então esclarecer todas as formas de violência e como prevenir principalmente e dar dicas de prevenção, conforme estudos e uma atuação, uma forma da pessoa idosa evitar que seja vítima de crimes é muito importante”.
Programa especial -O Programa Viva que existe desde 2006 tem como objetivo atender os servidores da Fundação Santa Casa, a partir de 60 anos ou faltando até cinco anos para se aposentar por meio de atividades educativas que visam à preparação para a passagem do estágio de trabalho para o pós-carreira (aposentadoria). No Programa são oferecidas atividades educativas, culturais, saúde e lazer que garantam a idealização e implementação de um “projeto de vida” para a nova etapa.
Mín. 22° Máx. 41°