Desde as primeiras horas deste domingo (6), as forças de segurança do Estado atuam na "Operação Eleições 2024", coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). Em Santarém, oeste do Pará, o prédio da Secretaria Regional do Baixo Amazonas recebe durante todo o dia os policiais e demais profissionais dos órgãos de segurança, como base do Centro de Comando e Controle Regional (CICCR).
O espaço serve como base para a atuação integrada dos órgãos, como polícias Militar, Civil e Científica, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito do Estado, Secretaria de Administração Penitenciária, Grupamentos Aéreo e Fluvial de Segurança Pública, além de agentes das prefeituras municipais e da Polícia Federal e Rodoviária Federal. A ação no Baixo Amazonas compreende a fiscalização e monitoramento em 13 municípios da região. Somente a PM conta com 800 policiais atuando na operação.
"Aqui no Centro de Comando e Controle chegarão todas as informações para que nós possamos dar resolução aos fatos. Desde ontem, estamos atuando para coibir a ingestão de bebida alcoólica, e não tivemos grandes problemas. Hoje, estamos fazendo rondas em áreas próximas às seções eleitorais, para evitar que haja boca de urna", afirmou o comandante de Policiamento Regional I, Coronel Tarcísio Costa.
Lei seca -A Polícia Civil do Pará determinou, por meio de portaria, a proibição da venda e fornecimento de bebidas alcoólicas, bem como a realização de festas dançantes, de zero hora até às 18h deste domingo, para garantir o bom andamento do processo eleitoral.
O cumprimento da chamada "Lei Seca" também é um dos pontos principais da "Operação Eleições 2024" na região do Baixo Amazonas.
"Até o presente momento, não tivemos nenhuma ocorrência, mas estamos com nosso efetivo de prontidão. Desde ontem, acompanhamos o fechamento dos bares e esperamos não ter problemas com isso durante o domingo", concluiu o Coronel Tarcísio.
Além da fiscalização e monitoramento dos órgãos de segurança, todas as delegacias de polícia civil do estado estão em pleno funcionamento nestas eleições, para o atendimento de qualquer ocorrência.
“Nossas equipes estão trabalhando nos 13 municípios da nossa região com reforços, o que permite que tenhamos um ou dois delegados em cada município, mais dois escrivães e quatro investigadores, trabalhando com equipes completas. Aqui em Santarém temos duas equipes de reforço, e temos reforço em Belterra e Mojuí também. Até o momento, não registramos prisões”, destacou o superintendente de polícia civil do Baixo Amazonas, Jamil Casseb.
Mín. 25° Máx. 43°