A equipe técnica da Secretaria de Turismo de Santana do Araguaia realizou uma visita à Secretaria de Turismo do Estado (Setur), nesta sexta-feira (29), com o objetivo de garantir a renovação do município no Mapa do Turismo Brasileiro e discutir estratégias para o desenvolvimento turístico na região do Araguaia.
Durante a reunião, a equipe de Santana do Araguaia, liderada pelo professor Carlos Vicente, apresentou as iniciativas recentes voltadas para o fortalecimento do setor, como melhorias na infraestrutura turística, capacitações profissionais e ações de fomento aos segmentos de grande potencial na região.
Santana do Araguaia se tornou o primeiro município da Região Turística do Araguaia a renovar o cadastro no SISMAPA para o ano de 2025. Para Hugo Almeida, gerente de Estruturação dos Destinos Turísticos da Setur, “a atualização contínua no Mapa do Turismo Brasileiro é considerada essencial, pois demonstra que o município está estruturado em termos de gestão turística, tornando-se apto à captação de recursos do Ministério do Turismo para investimentos em infraestrutura, eventos, promoção, capacitação e gestão”.
Além da renovação no Mapa, outros temas foram abordados, como parcerias para a criação de roteiros turísticos integrados, eventos regionais e campanhas de divulgação. “Estamos comprometidos em transformar Santana do Araguaia em um destino de destaque, valorizando nossas belezas naturais e a cultura local”, destacou o professor Luís Carlos, que também ressaltou a importância da visita para fortalecer a integração com o Estado e com outros municípios da região.
A Setur se mostrou receptiva às propostas e reafirmou o compromisso em apoiar o município nas próximas etapas do processo, promovendo a integração com outras cidades da região para potencializar o turismo no sul do Pará.
“É fundamental que os municípios do Pará estejam cada vez mais integrados ao Mapa do Turismo Brasileiro. Com a renovação do cadastro de Santana do Araguaia, damos mais um passo importante no fortalecimento do turismo regional e, consequentemente, da economia local. A parceria entre a Setur e os municípios é essencial para transformar o Pará em um destino turístico ainda mais competitivo, e Santana do Araguaia tem um grande potencial para se destacar”, afirmou o secretário de Turismo do Pará, Eduardo Costa.
Para integrar o Mapa do Turismo, os municípios precisam atender a alguns critérios, como preencher o formulário disponível no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro (Sismapa), fornecendo informações sobre planejamento, governança, sazonalidade, serviços, equipamentos, infraestrutura, acessibilidade, economia local e atrativos turísticos.
Além disso, devem comprovar a existência de um órgão ou entidade municipal responsável pelo turismo, possuir dotação orçamentária destinada ao setor, ter prestadores de serviços inclusos no Cadastro Nacional de Serviços Turísticos (Cadastur), manter um conselho municipal de turismo ativo e apresentar um termo de compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo.
Os municípios podem ser registrados no Sismapa em qualquer período do ano, sendo responsabilidade dos gestores municipais fornecer as informações. A Setur garante assessoramento técnico para o atendimento aos critérios e tem o prazo de até 30 dias para analisar e aprovar os registros, que depois são enviados ao Ministério do Turismo para a publicação e emissão do certificado de inclusão do município no Mapa do Turismo Brasileiro. O registro tem validade de um ano, podendo ser renovado em qualquer período.