O Sebrae no Piauí, em parceria com a Junta Comercial do Estado (Jucepi), realizará nesta sexta-feira (14), às 08h, na sede da instituição em Teresina, o seminário GOV.PI Empresas – Funcionalidades do Sistema. O evento reunirá técnicos de prefeituras e de órgãos ligados ao processo de abertura de empresas para debater melhorias na simplificação e celeridade desse procedimento no estado.
A analista do Sebrae no Piauí, Karine Boavista, destaca que o seminário trará informações valiosas sobre as funcionalidades do sistema GOV.PI Empresas, abordando a emissão de licenças e alvarás pelos municípios e o tempo de abertura de novos empreendimentos. “Entre os focos do Sebrae está o estímulo ao desenvolvimento dos pequenos negócios e a simplificação do processo de formalização, fortalecendo a economia local”, explica.
No Piauí, o tempo médio para abertura de empresas varia entre 8 e 15 horas, colocando o estado entre os primeiros no ranking nacional de agilidade nesse processo. Esse avanço é resultado da automatização e redução de etapas burocráticas, garantindo mais eficiência para empreendedores.
Facilitação e apoio ao empreendedorismo
O Sebrae tem um papel ativo na melhoria do ambiente de negócios e na redução da burocracia para registro de empresas no Brasil. A instituição integra a Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM) e desenvolve iniciativas como o Programa Cidade Empreendedora, que busca transformar municípios por meio da dinamização econômica e do incentivo ao empreendedorismo.
O programa atua em 10 eixos estratégicos, incluindo gestão municipal, desburocratização, empreendedorismo nas escolas, inclusão produtiva, marketing territorial, setores econômicos, cooperativismo e inovação.
Sobre o GOV.PI Empresas
A plataforma GOV.PI Empresas integra dados da Receita Federal e de diversos órgãos estaduais e municipais envolvidos na abertura, alteração e baixa de empresas. O sistema, disponível online, proporciona um ambiente integrado e interativo, facilitando o acesso e agilizando processos essenciais para os novos empreendedores.
Com iniciativas como essa, o Sebrae e a Jucepi reforçam seu compromisso em promover um ambiente mais favorável para os pequenos negócios e fortalecer a economia piauiense.