Sábado, 28 de Maio de 2022
°

-

Saúde Saúde

Secretaria de Saúde de Tanque do Piauí realiza ações em alusão ao ‘Novembro Azul

Ações ocorrerão em todas as Unidades Básicas de Saúde do município

03/11/2021 às 01h00
Por: Toinho Alves Fonte: Com Informações da SMS Tanque do Piauí
Compartilhe:
Secretaria de Saúde de Tanque do Piauí realiza ações em alusão ao ‘Novembro Azul

A Secretaria Municipal de Saúde de Tanque do Piauí realizará atividades alusivas à campanha nacional do “novembro Azul” na unidade Básica de Saúde – UBS da sede do Município. Alertando para a prevenção e cuidado com a saúde masculina, postos e a Policlínica Municipal abordaram a temática do Câncer de Próstata.

Durante o mês de novembro, a Unidade Básica de Saúde da sede do município, realizará ações para relembrar a importância do cuidado e da prevenção. Homens de diversas idades participaram de palestras e orientações sobre diagnóstico precoce e saúde preventiva, com toda a programação voltada para a promoção da saúde e prevenção das doenças. A Atenção Básica é a porta principal para esse cuidado, fizemos esse alerta com o ‘Outubro Rosa’ e voltamos a fazer com o ‘Novembro Azul’. O cuidado com a saúde tem que ser durante todo o ano”, disse o Secretário de Saúde, Assuero Cunha.

“Novembro Azul” é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

A doença pode não apresentar (ou apresentar poucos) sintomas em sua fase inicial. Em alguns casos, os sinais são parecidos com os do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase mais avançada, o paciente pode ter dores nos ossos, sintomas urinários ou, nos casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.

“Novembro azul é a campanha de conscientização, prevenção e combate ao Câncer de Próstata, realizada por diversas entidades no mês de novembro que foi escolhido para lembrar da importância dos exames de prevenção ao Câncer de Próstata, já que o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é comemorado no dia 17 de novembro.”

 

"SMS DE TANQUE FO PIAUÍ.A INFORMA:

Prevenção e tratamento:    A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco ,ou 50 anos sem estes fatores devem ir aí urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos e sobre o exame de sangue PSA(antígeno prostático específico).Cerca de 20% dos próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biopsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.  SMS DE TANQUE FO PIAUÍ."

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias