Sábado, 28 de Maio de 2022
°

-

Geral Piauí

Idepi dá início à elaboração de plano de gestão de segurança de barragens

Neste primeiro momento, a iniciativa contemplará a barragem Piracuruca e inclui a elaboração de um projeto de recuperação e de um plano de segurança da barragem

13/05/2022 às 12h26
Por: Toinho Alves Mtb 2132/PI Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), contratou, por meio de licitação, uma empresa de consultoria para elaboração de Projeto de Recuperação da Barragem Piracuruca. O objetivo é fazer uma análise detalhada de todos os elementos e estruturas da barragem, inclusive dos equipamentos hidromecânicos, com diversos tipos de levantamento, de modo a apresentar soluções e intervenções de recuperação. Paralelo a este Projeto, também está sendo elaborado um Plano de Segurança, que consiste em um instrumento importante com informações e dados técnicos, sobre construção, operação, manutenção e panorama do estado atual da segurança por meio das inspeções realizadas.

“De posse dessas informações, o plano funciona como orientador dos agentes públicos quanto à operação e segurança da barragem, principalmente em situações de emergência. Inclusive, uma das fases importantes desse plano é o treinamento de órgãos locais e comunidades ribeirinhas quanto à convivência com o rio e com a barragem”, explica o diretor-geral do Idepi, Leonardo Sobral, enfatizando que o PSB é um instrumento da Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), que tem por objetivo auxiliar na gestão da segurança.

Atualmente, o Idepi é responsável pela manutenção e monitoramento de 14 barragens no Estado, com inspeções que acontecem durante o ano todo, antes, durante e após as chuvas. Desta forma, o órgão consegue acompanhar o status atual das barragens nesses diferentes períodos e assim pode proceder as ações necessárias, por meio de manutenções corretivas e/ou preventivas, reparar possíveis danos e, consequentemente, garantir a funcionalidade técnica e operacional das barragens.

Barragem Salinas
Barragem Salinas

Além da Barragem Piracuruca, outras barragens do Estado estão sob novas ações do Idepi, como a Barragem Salinas (São Francisco do Piauí-PI), que já está em execução a elaboração do Projeto de Recuperação e a Barragem Algodões II (Curimatá-PI), onde será realizada a execução da recuperação das suas estruturas, inclusive com a recomposição/recuperação dos equipamentos hidromecânicos, e a contratação de empresa de consultoria para elaboração do Plano de Segurança da Barragem.

“Esta sistemática contínua de controle e acompanhamento geral das barragens, nos ajuda a viabilizar e garantir a continuidade de um plano de ação com inspeções periódicas e manutenções preventivas e corretivas nas mesmas”, pontua Leonardo Sobral, ressaltando que este é um trabalho que envolve o Governo do Estado, por meio dos órgãos responsáveis, gestores municipais e comunidade de uma forma geral, parceria que tem dado bons resultados.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias