Domingo, 09 de Maio de 2021 01:47
89 98812 7528
Internacional Internacional

Vazamento de lixo radioativo no noroeste dos EUA pode atingir rio

Reserva no estado de Washington foi construída durante a Segunda Guerra para produzir plutônio para armas nucleares

04/05/2021 02h20
Por: Toinho Alves Fonte: R7 - João Melo, Do R7*
Vazamento ainda não apresenta riscos a trabalhadores e moradores da região da Reserva - (Foto: Tobin Fricke / Wikimedia Commons)
Vazamento ainda não apresenta riscos a trabalhadores e moradores da região da Reserva - (Foto: Tobin Fricke / Wikimedia Commons)

Um relatório do Departamento de Ecologia do Estado de Washington, no noroeste dos Estados Unidos, revelou que um tanque subterrâneo de armazenamento de produtos químicos radioativos está vazando galões de lixo na reserva nuclear de Hanford Site.

Os vazamentos estão acontecendo no tanque B-109, que está em uso há 75 anos. De acordo com o documento, estima-se que a quantidade que está sendo liberada seja algo em torno de 3,5 galões (o equivalente a 13,2 litros) de substâncias radioativas por dia.

O Departamento de Ecologia está monitorando o B-109 há cerca de um ano e, analisando a quantidade que vazou a partir de então, estima-se que desde março de 2019 já vazaram aproximadamente 1.700 galões (ou 6,4 mil litros) de resíduos radioativos.

O relatório indica também que 67 tanques da reserva já vazaram nos últimos anos ou possuem suspeita de vazamento atualmente.

“É um assunto sério sempre que um tanque de Hanford vaza seus resíduos químicos radioativos e perigosos. Isso destaca a necessidade urgente de recursos para lidar com os tanques antigos de Hanford, que continuarão a falhar e vazar com o tempo”, destacou Laura Watson, diretora do Departamento de Ecologia de Washington, em comunicado divulgado pela instituição.

De acordo com Watson, as primeiras informações recebidas indicam que os vazamentos não representam nenhum risco imediato para quem trabalha no local ou para os moradores da região da reserva, mas que o incidente aumenta a preocupação ambiental em relação a Hanford.

O B-109 está localizado a alguns quilômetros do rio Columbia, o quarto maior do país, e fica entre 64 e 73 metros acima de um importante lençol freático.

Leia mais: Roubo de equipamento radiativo bota 9 estados mexicanos em alerta

No mesmo local onde se encontra o tanque B-109 — que contém 123 mil galões (cerca de 465 mil litros) no total — o complexo de Hanford Site já teve vazamentos que já despejaram mais de 200 mil galões (757 mil litros) de substâncias nucleares.

A Reserva Nuclear de Hanford foi construída durante a Segunda Guerra Mundial com o intuito de produzir plutônio para armas nucleares que seriam utilizadas naquele conflito. O local concentra uma grande quantidade de tanques que armazenam resíduos mistos com componentes radioativos e produtos químicos perigosos.

*Estagiário do R7 sob supervisão de Fábio Fleury

-
Atualizado às 21h00 - Fonte: Climatempo
°

Mín. ° Máx. °

° Sensação
km/h Vento
% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (10/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Terça (11/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Ele1 - Criar site de notícias